POLLIGESSO | Lã de Vidro / Lã de Rocha

LÃ DE ROCHA / LÃ DE VIDRO: Isolamento térmico e acústico

Lãs

A lã de rocha e a lã de vidro são indicadas para isolamento térmico e para tratamento acústico, atendendo aos mercados da construção civil, industrial, automotivo, entre outros. São caracterizadas por baixa condutibilidade térmica e elevado índice de absorção acústica, garantindo conforto ambiental e gerando economia de energia. Estão disponíveis em vários formatos, sendo que os mais utilizados são em manta ou placas. As placas podem ser apresentadas com uma das faces acabadas em diversos materiais, de acordo com sua finalidade e/ou para facilitar seu manuseio.

Aplicações na construção civil:
Isolamento de coberturas, forros, telhas metálicas (sistema tipo sanduíche), entre alvenarias, entre divisórias leves, dutos de ar condicionado, equipamentos industriais, tubulações, aquecedores etc.

Características:
- Baixa condutividade térmica;
- Alta resistência à temperatura e ao fogo;
- Incombustibilidade, verificada em testes de instituições internacionais;
- Em contato com chama, não queimam nem emitem fumaça tóxica;
- Alta absorção sonora graças as suas estruturas fibrosas, podendo ser aderidas a vários revestimentos e acabamentos para fins acústicos;
- Fácil manuseio, sendo leves, facilmente cortadas e instaladas;
- Disponíveis em várias densidades, desde mantas leves e flexíveis, até muito rígidas;
- Podem ser fornecidas em diversas dimensões, espessuras, formatos e revestimentos;
- Pode ser manuseada com segurança, com utilização de EPIs: luvas, óculos e máscaras;
- São necessárias precauções para evitar encharcar o material com água, fator que pode anular seus efeitos isolantes.

Diferenças:
À temperatura ambiente e para uso em edificações habitacionais, os dois produtos não apresentam diferenças significativas. Basicamente, se diferem quanto à matéria-prima utilizada: a lã de rocha provém de fibras minerais de rochas vulcânicas, como o basalto e o calcário; já a lã de vidro é feita de uma substância líquida inorgânica obtida através de um composto básico de vários elementos minerais.